Produção de trigo aumenta 32% após revisão de dados
A Emater/RS revisou para cima os dados da safra de trigo 22/23, no RS
Por: AGROLINK -Aline Merladete
Publicado em 17/10/2022 às 13:58h.
Texto: Correspondente Joélen Cavinatto com revisão de Aline Merladete
O informativo conjuntural da Emater/RS, desta semana, trouxe a revisão dos dados para a safra de trigo, no Rio Grande do Sul. O documento reavaliou a área cultivada, a produtividade e a produção, que atingiram 1,4 milhão de hectares, com 3,2 mil kg/ha e 4,6 milhões de toneladas, respectivamente. O aumento da produtividade foi de 11% e da produção foi de 32%, em relação à estimativa inicial.
As lavouras estão se encaminhando para o fim do ciclo, com cerca de 4% da área total colhida, 28% em fase de maturação, 51% no enchimento de grãos, 15% na floração e 2% no desenvolvimento vegetativo.
A principal doença observada, em casos específicos foi giberela, causada pelo fungo Fusarium graminearum, que foi controlado com a aplicação de fungicidas. O avanço da colheita nas diferentes regiões produtoras está relacionado com o desenvolvimento fenológico e condições ambientais.
Quanto ao valor médio de comercialização do cereal que se encontra em R$ 91,28, a instituição afirma que, na última semana, houve um acréscimo de 0,36% em relação à semana anterior.