Qual o espaçamento ideal na semeadura do trigo?

O mais indicado é usar a semeadura em linha para a distribuição uniforme das sementes

Por: AGROLINK -Iara Siqueira
Publicado em 04/01/2023 às 23:47h.

A profundidade da semeadura e o espaçamento entre as sementes são fatores fundamentais para maximizar o rendimento e a uniformidade em algumas culturas. No caso do trigo, o grão geralmente é semeado com o auxílio da plantadeira, também usada na adubação.  

O produtor deve ficar atento quanto a regulagem correta da máquina para evitar perda de produtividade. É importante ter um espaço adequado entre linhas para o trigo, um espaçamento mais estreito é ideal para maximizar os rendimentos. De acordo com a Embrapa Trigo, a falta ou o excesso de planta pode comprometer negativamente o rendimento do grão.   

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária também explica que a cultura do trigo pode produzir perfilhos (paralelo a haste principal) com espigas férteis, o que confere à cultura certa plasticidade, sendo capaz de ocupar espaços vazios deixados entre uma planta e outra. Por isso a importância de garantir um afilhamento adequado.   

Ainda segundo a Embrapa Trigo, o mais indicado é usar a semeadura em linha para a distribuição uniforme das sementes. Já a densidade da semeadura deve ser feita de acordo com cada região produtora.   

Anterior
Anterior

Estudo inédito analisa impacto da pandemia na cadeia da laranja

Próximo
Próximo

Europa vai produzir mais soja e comprar menos do Brasil: ESTUDO