Exportação de café de olho na sustentabilidade

“A importância do mercado europeu e do mercado norte-americano para o Brasil é clara"

Por: AGROLINK -Leonardo Gottems
Publicado em 08/11/2022 às 15:29h.

No final da semana passada, o Parlamento Europeu aprovou uma série de restrições à importação de produtos agrícolas ligados a áreas de desmatamento e isso colocou o café brasileiro no centro de uma discussão sobre vendas e boas práticas. A medida, que foi aprovada por 453 votos e, entre os produtos citados, também está o café.

De acordo com Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada no comércio exterior, a decisão do parlamento europeu vem de encontro com uma tendência mundial. “Cada vez mais podemos observar a busca por produtos, no agronegócio, que tenham o selo de respeito ao meio ambiente. Desta forma, não é de se estranhar a decisão europeia e a notícia pode ser positiva para os produtores do agro brasileiro, que tem se empenhado, por meio da tecnologia e avanços no campo, na produção mais sustentável de seus produtos”, explica o executivo.

Ele diz que os Estados Unidos há anos lideram o ranking de importadores do café brasileiro, de acordo com dados oficiais do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), no período entre janeiro e o fim de setembro, a importação foi de 5,853 milhões de sacas, volume 2,3% superior aos 5,721 milhões comprados no mesmo intervalo de 2021. Esse volume corresponde a 20,4% dos embarques totais do Brasil neste ano. Já a Europa representou 53% deste mercado no período.

“A importância do mercado europeu e do mercado norte-americano para o Brasil é clara. Desse modo, com qualquer tipo de alteração de regras nesses locais, os nossos produtores devem estar preparados para demonstrar que os nossos produtos são uma alternativa viável e sustentável”, afirma Pizzamiglio. “Mesmo com as regras estabelecidas na Europa e o debate nos Estados Unidos, o nosso produto tem uma qualidade comprovada e as certificações necessárias para poder ganhar ainda mais espaço no mercado internacional. Deste modo, temos toda a capacidade de continuarmos a ser o grande player no mercado global”, completa o executivo.

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