Abelhas e borboletas: polinizadores em risco

Por: AGROLINK - Leonardo Gottems
Publicado em 29/06/2023 às 09:09h.

As borboletas são as mais afetadas pelo crescimento urbano. Hábitats reduzidos e disponibilidade de alimentos estão causando o declínio de suas populações. O mesmo se aplica a muitas abelhas selvagens que voam no início da primavera.

De acordo com um novo estudo da Martin Luther Halle-Wittenberg University (MLU) e da Academia Chinesa de Ciências em "Ecology Letters", a polinização ainda não foi afetada por isso porque as abelhas, por exemplo, podem compensar a redução de polinizadores urbanos. O estudo é a primeira análise abrangente do tema e inclui dados de 133 estudos. Os resultados sublinham a importância das medidas de conservação da natureza em áreas urbanas.

As cidades estão se expandindo em todo o mundo e isso está tendo um impacto significativo nos habitats de muitas espécies animais. O resultado: superfícies impermeáveis, redução da diversidade vegetal e mais poluição ambiental, como poluição luminosa e atmosférica. Os polinizadores, cujo trabalho é essencial para um ecossistema próspero e, portanto, para a segurança alimentar humana, são particularmente afetados.  

“Existem muitos estudos que examinaram a relação entre urbanização, polinizadores e desempenho da polinização e encontraram efeitos negativos. Como esse trabalho é muito complexo e demorado, os estudos geralmente se limitam a cidades ou regiões específicas”, explica o biólogo Dr. Panagiotis. Theodorou da MLU. Para obter uma visão global, ele e pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências analisaram dados de 133 estudos individuais que analisaram como o crescimento urbano afeta os polinizadores e seu desempenho de polinização. A análise leva em consideração todos os continentes da Terra, exceto a Antártica.

“À medida que a urbanização aumenta, a abundância e a biodiversidade de muitos polinizadores diminuem”, diz Theodorou. No entanto, certos grupos são mais afetados do que outros. A equipe descobriu que as borboletas foram as mais afetadas negativamente. “As borboletas são particularmente suscetíveis a mudanças em seu ambiente. Dependem de plantas muito específicas para sua nutrição e desenvolvimento larval. Como as borboletas são encontradas cada vez menos nas cidades, as populações de muitas espécies de borboletas também estão diminuindo”, explica o Dr. Huan Liang do Jardim Botânico de Wuhan, Academia Chinesa de Ciências.

Anterior
Anterior

Como a soja encerrou a semana?

Próximo
Próximo

Açúcar: contratos futuros fecham mais um dia em baixa