RJ: aumento de 127% no faturamento de café
A maioria das safras no Estado já estão praticamente fechadas
Por: REDAÇÃO AGROLINK
Publicado em 17/10/2022 às 16:39h.
A produção de café carioca, principalmente os grãos especiais, registrou um aumento de 127% no faturamento, para os produtos do setor. Além disso, o segmento é um dos que mais se desenvolvem no ramo de alimentos. Até agora, mais de 18 mil toneladas de grãos ensacados foram produzidas. Embora o Estado seja uma das menores áreas de produção (10,5 mil hectares), os índices produtivos colocam o Rio de Janeiro entre os maiores produtores de café nacionais.
O governador Cláudio Castro, comemora “a cultura do café vem gerando empregos, rendas e está movimento a economia, em especial no interior”. O café tem ajudado o estado a avançar com a criação de linhas de crédito, melhoramento de estradas para escoar a produção, infraestrutura, entre outros benefícios.
Para o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater Rio) Gustavo Polido, quando se trata de cafeicultura, a bienalidade é um fator importante, alternar os anos com alta produção e baixa na colheita. A bienalidade do café, permite que em um ano ele floresça mais e no outro a produção decresça, mesmo assim, o café teve alta produtividade em diversos pontos do Rio de Janeiro.
A maioria das safras no Estado já estão praticamente fechadas. O Rio de Janeiro concentra a produção cafeeira principalmente na região Noroeste, com 80% da produção.