Mercosul: Brasil e Argentina iniciam preparos para uma moeda comum

Brasil e a Argentina vão anunciar nesta semana que estão começando um trabalho preparatório sobre uma moeda comum . Trata-se de um movimento que pode eventualmente criar a segunda maior moeda de um bloco econômico do mundo.

Cielo abre temporada de balanços, enquanto política segue no radar; veja o que vai mexer com os mercados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará para a Argentina, onde se encontrará com o presidente daquele país, Alberto Fernández, na segunda-feira (23), e participará de uma reunião de líderes latino-americanos e caribenhos na terça-feira. Com isso, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assume a presidência da República pela primeira vez.

As duas maiores economias da América do Sul vão discutir o plano em um encontro em Buenos Aires nesta semana e vão convidar outras nações latino-americanas para participar. O foco inicial será em como a nova moeda, que o Brasil sugere que seja chamada de “sur”, pode impulsionar o comércio regional e reduzir a dependência no dólar, segundo fontes oficiais disseram ao Financial Times. No começo, ela pode circular em paralelo ao real e ao peso.

Moeda Comum no Mercosul: as lições deixadas pela criação da zona do Euro

Anterior
Anterior

Colheita de tangerina poncã deve se iniciar em fevereiro

Próximo
Próximo

É possível aumentar a produtividade no arroz?