Projeto evita perdas para produtores de suco de laranja

“Estima-se que nossos produtores tenham perdido algo em torno de 50% do mercado norte-americano"

Por: AGROLINK -Leonardo Gottems
Publicado em 01/12/2022 às 09:39h.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 355/2020, que susta a solução de consulta interna da Receita Federal do Brasil que criava o imposto de exportação sobre suco de laranja, foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) articulou a aprovação, nesta quarta-feira (30), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados.

A medida foi aprovada com 30 votos favoráveis e 8 contrários e segue agora para votação no Plenário da Casa. Relator da proposta, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) destacou que a medida restabelece as práticas legais previstas em lei, alteradas de forma equivocada por meio de solução de consulta, e reguladas pela própria Receita Federal do Brasil.

“Estima-se que nossos produtores tenham perdido algo em torno de 50% do mercado norte-americano por causa dessa ação da receita. Vencemos com ampla maioria e o mais importante é que os produtores brasileiros de suco de laranja ganham competitividade no mercado e poderão gerar ainda mais oportunidade e renda no país,” disse o deputado.

Autor da iniciativa, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) ressaltou que a aprovação do PDL é um recado da FPA a qualquer tipo de iniciativa dessa natureza. “Essa aprovação mostra a força do setor agropecuário, não vamos permitir tributação sobre as exportações de forma direta ou indireta em nenhuma cadeia do agronegócio brasileiro,” frisou o parlamentar afirmando que, “se perder mercado não tem arrecadação e a bitributação nesse caso não é boa para ninguém". Três em cada cinco copos de suco de laranja consumidos no mundo são do Brasil.

Anterior
Anterior

Chuvas atrapalham colheita na reta final da safra de açúcar

Próximo
Próximo

Relações de trabalho na cadeia da cana-de-açúcar