Saiba o impacto das chuvas na produção de feijão no Brasil

Monitoramento indica o avanço e perdas nas colheitas em diferentes regiões

Por: AGROLINK -Aline Merladete
Publicado em 31/01/2023 às 16:08h.

De acordo com o último boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de feijão enfrenta impactos das chuvas em diversos estados do Brasil, indicando o avanço e perdas nas colheitas em diferentes regiões. A Conab destaca que pelo menos ¼ da produção nacional já foi colhida, com destaque para os estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

A safra de feijão em diversos estados do Brasil está em diferentes fases, com avanço da colheita em algumas regiões e prejuízos em outras devido às chuvas. No Paraná, as lavouras estão entre a floração e a maturação, e as recentes precipitações foram benéficas para a maioria das áreas. 

No Rio Grande do Sul, a colheita do feijão preto está se aproximando da conclusão, enquanto as lavouras de feijão-cores se encontram entre o desenvolvimento vegetativo e o enchimento dos grãos.

Já em Minas Gerais, o excesso de chuvas, especialmente no Alto Paranaíba, resultou em perdas de rendimento e qualidade dos grãos. Assim como no estado de Goiás, onde as chuvas no sudoeste do estado inviabilizaram a conclusão da colheita, que segue em ritmo lento nas demais regiões.

Na Bahia, a colheita foi iniciada no centro-norte do estado, com boas condições gerais para o cultivo de feijão caupi e cores.

Anterior
Anterior

Nuvens carregadas, frente fria e chuva de até 150 milímetros; confira a previsão

Próximo
Próximo

Como a redução hídrica afeta a semeadura do algodão no MT