Ucrânia pede pressão global sobre a Rússia por acordo de grãos

Por: AGROLINK - Seane Lennon
Publicado em 25/04/2023 às 10:33h.

Uma proposta do chefe da ONU, Antonio Guterres, para melhorar e estender um acordo sobre a exportação segura de grãos ucranianos para o Mar Negro só pode ter sucesso se a comunidade internacional pressionar coletivamente a Rússia, disse uma autoridade ucraniana nesta terça-feira.

Guterres, o secretário-geral da ONU, apresentou propostas para um "caminho a seguir visando a melhoria, extensão e expansão" do acordo em uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin. "A iniciativa absolutamente justificada de Guterres só pode ter sucesso se a comunidade internacional pressionar coletivamente a Rússia", disse o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak em comentários por escrito à Reuters. "A Ucrânia, por outro lado, continuará seguindo os acordos com a Turquia e a ONU e continuará entregando cargas de grãos ao seu destino, resolvendo o problema de abastecimento global de alimentos", acrescentou.

O Kremlin disse na terça-feira que um déficit global no abastecimento de alimentos não foi atribuído principalmente à falta de grãos russos e ucranianos no mercado. Também reafirmou sua posição de que as disposições relativas às exportações russas de grãos não foram devidamente implementadas.

Moscou sinalizou que não permitirá que a iniciativa de grãos, que foi assinada em julho passado e suspendeu o bloqueio de três portos ucranianos no mar posterior após a invasão da Rússia, continue além de 18 de maio porque diz que uma lista de demandas por suas exportações não foi atendida.

Podolyak também negou uma afirmação do Ministério da Defesa da Rússia de que Kiev estava tentando atacar seus navios no Mar Negro, ações que, segundo ele, ameaçavam as perspectivas de extensão do acordo de exportação de grãos.

Anterior
Anterior

Brasil X China: quais são as perspectivas de negócios?

Próximo
Próximo

Açúcar: contrato futuro inicia a semana com alta recorde nas bolsas internacionais