Como foram as chuvas do mês?

Nos últimos 30 dias, as precipitações abrangeram praticamente todo o país

Por: AGROLINK -Aline Merladete
Publicado em 14/12/2022 às 14:12h.

Nos últimos 30 dias, as precipitações abrangeram praticamente todo o país, mas em maior intensidade as áreas agrícolas do MATOPIBA, Sul do PA, RO, centro e norte de GO e a faixa leste do MT. As partes leste de MG e toda a faixa litorânea desde SC até o sul da BA também receberam volumes acima da média. Mesmo onde choveu menos, a condição foi, de maneira geral, favorável à semeadura da safra de verão. Porém, no Sudoeste de GO e Sudeste do MT os baixos volumes levaram à necessidade de replantios.

Em diversas localidades do país foram registradas chuvas de granizo com prejuízos aos cultivos porém de forma isolada. Isso ocorreu em MG, GO, MS, SC e PR. A atípica queda das temperaturas no início de novembro desde o sul até a parte central do país, inclusive com geadas nas regiões mais sensíveis da Região Sul chamou atenção, com os relatos de danos ficaram restritos a algumaslavouras de milho já instaladas em SC.

O tempo maisseco na Região Sul favoreceu a colheita do trigo no PR e no RS, porém no PR a falta de chuvas no início do ciclo da cultura e o excesso mais ao final prejudicaram a qualidade, algo que não ocorreu no RS. Nos próximos dias até a segunda (18/dez) as chuvas devem ser volumosas no centro e norte de MG e em quase todo o estado de GO. A condição também será favorável no MT, MATOPIBA, Sul do PA e RO ajudando no desenvolvimento da soja, sobretudo se vier acompanhada de dias de abertura de sol.

No ES, onde as fortes chuvas recentes causaram complicações, deve continuar chovendo acima do normal. Embora em menor intensidade, os volumes previstos estarão dentro da normalidade nos estados de SP, PR, MS e maior parte de SC. Porém, para o RS não são previstas chuvas, o que manterá a anomalia negativa. E esta condição para o RS deve se manter a partir do dia 19 até o natal, o que tende a elevar o stress naslavourasjá implantadas e atrasar novos plantios. Além disso, a previsão estendida (19-25/dez) mostra redução das chuvas em SC, PR, MS e SP,salvo na faixa litorânea.

A análise é da Consultoria Agro do Itaú BBA.

Anterior
Anterior

Surtos de Helicoverpa pressionam lavouras da Intacta já no início da safra 2022-23

Próximo
Próximo

Nova cultivar de cenoura agrega valor à cadeia produtiva de hortaliças