Incertezas no acordo de grãos do Mar Negro paralisam embarques da Ucrânia

Por: AGROLINK - Seane Lennon
Publicado em 25/05/2023 às 10:02h.


Dezenas de navios não conseguem chegar à Ucrânia, dias depois que um acordo de grãos no Mar Negro foi estendido e o ritmo dos embarques provavelmente não aumentará devido à lentidão das inspeções e outras incertezas, segundo dados e três fontes. O acordo apoiado pelas Nações Unidas, que permite a passagem segura de grãos por três portos ucranianos, foi prorrogado em 17 de maio por dois meses - um tempo menor do que o esperado.

Quase 40 navios graneleiros estavam estacionados em Istambul em áreas que foram usadas para inspeções por uma equipe de inspeção conjunta representando Rússia, Ucrânia e Turquia, bem como a ONU, mostrou análise da plataforma de análise de comércio global Kpler.

Cerca de três quartos desses navios já fizeram escalas pelo corredor, acrescentou Kpler.  "É provável que existam outras embarcações esperando fora dessas zonas ou atualmente a caminho das áreas de inspeção", disse Alexis Ellender, principal analista de granéis secos da Kpler. "Pivdennyi respondeu por 35% dos embarques pelo corredor e, até que reinicie os embarques, o comércio terá dificuldades para voltar aos níveis anteriores."

No início desta semana, a Ucrânia acusou a Rússia de cortar efetivamente seu porto de Pivdennyi do acordo de grãos. A Rússia não respondeu aos comentários de Kiev. A Ucrânia disse na semana passada que 62 navios aguardavam inspeção. "Espero ver a Rússia continuar com inspeções lentas. Atualmente, ela permite apenas que um número limitado de navios se desloque para dois dos três portos aprovados", disse Arlan Suderman, economista-chefe de commodities do grupo de serviços financeiros StoneX.

Inspeções são necessárias para cada navio antes que ele possa entrar em um dos três portos cobertos pelo acordo, que também incluem Odesa e Chornomorsk. A duração média de uma viagem foi estimada em pouco mais de 28 dias, de acordo com o provedor de análise de dados espacial Spire.

O número de pedidos de carga – solicitações globais de navios disponíveis para transportar grãos da Ucrânia – chegou a 376 em maio, contra 370 pedidos em abril, de acordo com uma análise separada da plataforma de dados marítimos e de commodities Shipfix. Os dados da Shipfix mostraram que o tamanho do embarque caiu de cerca de 15.000 toneladas em abril para pouco mais de 10.000 em maio, já que a situação incerta levou os traders a serem cautelosos nas encomendas. Os pedidos de carga para junho em diante foram vistos em 50 no momento, disse a Shipfix.

Fonte: Reuters com tradução da AGROLINK

Anterior
Anterior

Safra de algodão enfrenta diferentes condições climáticas pelo país

Próximo
Próximo

Aprovada urgência do Marco Temporal de terras indígenas